DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.
PROF. ÂNGELA
CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR MELHOR.
EM HOMENAGEM
AO GRANDE CARTUNISTA “QUINO”!
NA DATA DE 30/09/2020 O QUINO, CARTUNISTA ARGENTINO, CONHECIDO POR CRIAR AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DA PERSONAGEM MAFALDA, SE DESPEDIU DESTE PLANO, AOS 88 ANOS DE IDADE, ETERNIZADO ATRAVÉS DE TANTOS TRABALHOS MARAVILHOSOS! MAIS UMA GRANDE PERDA EM 2020. QUINO DEIXA UM LEGADO INESTIMÁVEL EM PROL DAS ARTES E DA DEMOCRACIA.
MAFALDA, A SUA PRIMEIRA PERSONAGEM, É
MUNDIALMENTE CONHECIDA POR SER INTELIGENTE E PREOCUPADA COM PROBLEMAS SOCIAIS.
COM APENAS 6 ANOS DE IDADE, ELA QUESTIONA A POLÍTICA E TEM UMA VISÃO HUMANIZADA
DO MUNDO A SUA VOLTA. A GAROTA TAMBÉM ADORA OS BEATLES E ODEIA SOPA, COMIDA
RECORRENTE NOS PRATOS DO JANTAR DE CASA.
Para saber mais sobre ele, acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quino
MAURÍCIO
DE SOUSA FAZ DECLARAÇÃO EMOCIONANTE SOBRE MORTE DE QUINO, CRIADOR DE MAFALDA
Criador da Turma da Mônica relembrou encontro com cartunista argentino em 2015
Maurício
de Sousa, criador da Turma da Mônica, fez uma declaração on-line sobre a morte
de Quino, cartunista responsável pelas tirinhas de Mafalda. O falecimento do
argentino foi revelado nesta quarta, 30, pelo editor dele, Daniel Divinsky.
"O amigo Quino está agora desenhando
pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre
fez", escreveu Sousa. "Criou sua Mafalda, hoje de todos nós, no mesmo
ano em que eu criei a Mônica, em 1963. Por isso, nos tornamos irmãos latino-americanos
para desbravar o mundo dos quadrinhos".
Maurício compartilhou, também, uma foto ao lado de Quino, um desenho da Mônica oferecendo o Sansão para Mafalda que está na mesa entre os dois. "Estive com ele em 2015, em Buenos Aires, no Centro Cultural Brasil-Argentina, onde o presenteei com uma Mônica ao lado da Mafalda na comemoração dos 50 anos das duas personagens. Uma pessoa dócil e um dos maiores desenhistas de humor de todos os tempos. Quino vive agora mais forte dentro de nós", concluiu o desenhista.
EM HOMENAGEM, ATIVIDADES COM ALGUMAS
DE SUAS TIRINHAS!
01) O que o
Maurício de Sousa e o Quino têm em comum? Explique:
02) Podemos
afirmar que a Mafalda e a Mônica são uma espécie de irmãs? Por quê?
03) Justifique
as aspas utilizadas no texto:
04) Crie uma
fala para cada uma das personagens no desenho feito por Maurício de Sousa:
05) Pelas
falas de Maurício de Sousa se percebe algum tipo de rivalidade entre os dois?
Justifique sua resposta com uma passagem do texto:
Leia a tirinha de Mafalda para
resolver as próximas questões:
06) As tirinhas são gêneros textuais que exploram
as linguagens verbal e não verbal. Suas principais características são:
a) Leitura atraente / produção em quadrinhos /
apresentação descritiva.
b) Leitura atraente / produção injuntiva /
posicionamento crítico.
c) Leitura atraente / produção em quadrinhos /
narrativa de fatos.
d) Leitura atraente / narrativa de fatos /
produção injuntiva.
07) No texto, a palavra “inquilino” é utilizada
para
a) caracterizar o morador de um imóvel
alugado.
b) caracterizar o coração da personagem do
quadrinho.
c) caracterizar a importância da devolução do
troco.
d) caracterizar a necessidade que a criança
tem de comprar balas.
08) No quadrinho 1, o período “Tome, pensei em
ficar com o troco da padaria para comprar balas, mas não consegui”, a expressão grifada assume função:
a) Injuntiva
b) Apelativa
c) Adversativa
d) Aditiva
09) Em: “Esse que a gente tem aqui dentro”, no
último quadrinho, o pronome demonstrativo encontrado na frase refere-se:
a) ao troco.
b) ao pagamento.
c) ao inquilino.
d) ao coração.
10) Qual a função do relógio que aparece nos cinco quadrinhos?
11) A mudança, na cor de fundo dos dois últimos quadrinhos, tem a função de indicar o quê?
12) O que indica que a personagem Mafalda fala de fora do quarto dos pais?
13) O pai de Mafalda entende que pessoas “iguais” são, primordialmente, aquelas
(A) cujas atitudes em relação aos outros são tão parecidas que podem ser comparadas.
(B) que, no trato com outras, não fazem distinções de caráter econômico ou intelectual.
(C) cujos direitos e deveres são os mesmos, como está assegurado na lei.
(D) que, numa comparação, não apresentam diferenças entre si, sejam intelectuais ou físicas.
(E) que têm liberdade de opinião, como está preconizado numa sociedade democrática.
14) Assinale a resposta correta:
O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo
autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:
a) revelou desinteresse na leitura do
dicionário;
b) tentava ler um dicionário, que é uma obra
muito extensa;
c) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar
à leitura de um livro tão grande;
d) queria consultar o dicionário para tirar
uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava;
e) demonstrou que a leitura do dicionário o
desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha.
15) Identifique o sujeito da oração que aparece
no último quadrinho da tira.
16) De que outra forma você poderia reescrever a
locução verbal vai terminar sem
alterar o sentido da frase?
GABARITO
01) Os dois são “Cartunistas”, criam histórias
em quadrinhos, cartuns.
02) Sim, foram criadas na mesma época.
03) As aspas foram empregadas para mostrar a
fala de Maurício, no lugar do travessão.
04) Resposta pessoal
05) Não. “Uma
pessoa dócil ...”
06) C
07) B
08) C
09) D
10) Para revelar a passagem do tempo em que
ocorrem os fatos da narrativa.
11) Que a lâmpada do abajur foi desligada.
12) A seta do balão está apontada para fora da
cena em que os pais estão.
13) D
14) D
15) Você
16) Terminará
https://www.tudosaladeaula.com/2016/06/interpretacao-tirinha-6-e-7.html PARA MAIS ATIVIDADES
Nenhum comentário:
Postar um comentário