1. Considere que as médias finais dos alunos de um curso foram representadas no gráfico a seguir. Sabendo que a média para aprovação nesse curso era maior ou igual a 6,0, qual foi a porcentagem de alunos aprovados?
B) 21%
C) 36%
D) 50%
E) 72%
2. Maria possui o seguinte plano de mensalidades e tarifas para o seu telefone celular:
- mensalidade fixa de R$ 55,00;
- gratuidade em 200 minutos de ligações por mês;
- R$ 0,80 a cada minuto que exceder os 200 minutos.
Em maio, Maria usou se celular por 4 horas e 40 minutos e em junho por 3 horas e 18 minutos. A despesa de Maria com o celular nesses dois meses foi de :
A) R$ 174,00
B) R$110,00
C) R$ 256,00
D) R$ 382,40
E) R$ 492,40
3. Numa cidade, os números telefônicos não podem começar por zero e têm oito algarismos, dos quais os quatro primeiros constituem o prefixo.Considere que os quatro últimos dígitos de todas as farmácias são 0000 e que o prefixo da farmácia Vivavida é formado pelos dígitos 2, 4, 5 e 6, não repetidos e não necessariamente nesta ordem.O número máximo de tentativas a serem feitas para identificar o número telefônico completo dessa farmácia equivale a:
A) 6
B) 24
C) 64
D) 168
E) 48
4. Num laboratório, foi feito um estudo sobre a evolução de uma população de vírus. Ao final de um minuto do início das observações, existia 1 elemento na população; ao final de dois minutos, existiam 5, e assim por diante. A seguinte seqüência de figuras apresenta as populações do vírus (representado por um círculo) ao final de cada um dos quatro primeiros minutos. Supondo que se manteve constante o ritmo de desenvolvimento da população, o número de vírus no final de 1 hora era de:
A) 241
B) 238
C) 237
D) 232
E) 233
5. Uma população de bactérias começa com 100 e dobra a cada três horas. Assim, o número n de bactérias após t horas é dado pela função:
Nessas condições, pode-se afirmar que a população será de 51.200 bactérias depois de:
A) 1 dia e 3 horas.
B) 1 dia e 9 horas.
C) 1 dia e 14 horas.
D) 1 dia e 19 horas.
E) 1 dia e 6 horas
6. Um revendedor aumenta o preço inicial de um produto em 35% e, em seguida, resolve fazer uma promoção, dando um desconto de 35% sobre o novo preço. O preço final do produto é:
A) impossível de ser relacionado com o preço inicial
B) superior ao preço inicial.
C) superior ao preço inicial, apenas se este for maior que R$ 3.500,00
D) igual ao preço inicial
E) inferior ao preço inicial
7. Os resultados de uma pesquisa de opinião foram divulgados utilizando-se um gráfico de setores circulares, como o representado na figura abaixo.
Ao setor a estão associadas 35% das respostas, ao setor b, 270 respostas e, aos setores c e d, um mesmo número de respostas. Esse número é:
A) 45
B) 90
C) 180
D) 450
E) 900
8. Uma fábrica produz barras de chocolates no formato de paralelepípedos e de cubos, com o mesmo volume. As arestas da barra de chocolate no formato de paralelepípedo medem 3 cm de largura, 18 cm de comprimento e 4 cm de espessura. Analisando as características das figuras geométricas descritas, a medida das arestas dos chocolates que têm o formato de cubo é igual a:
A) 5 cm
B) 6 cm
C) 12 cm
D) 24 cm
E) 25 cm
9. Se o raio de um círculo cresce 20%, sua área cresce:
A) 44 %
B) 14,4%
C) 40%
D) 14%
E) 144%
( ) 28%
( ) 65%
( ) 71%
( ) 84%
10. (UF-RN) Numa pesquisa de opinião, feita para verificar o nível de aprovação de um governante, foram entrevistadas 1000 pessoas, que responderam sobre a administração da cidade, escolhendo uma – e apenas uma – dentre as possíveis respostas: ótima, boa, regular, ruim e indiferente. O gráfico mostra o resultado da pesquisa. De acordo com o gráfico, pode-se afirmar que o percentual de pessoas que consideram a administração ótima, regular ou boa é de:
( ) 28%
( ) 65%
( ) 71%
( ) 84%
GABARITO
1) E
2) A
3) B
4) C
5) A
6) E
7) D
8) B
9) A
10) 84%
10) 84%
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