A redação solicitada nas provas de Ensino Médio é uma dissertação argumentativa. Para escrever um bom texto, abaixo algumas dicas valiosas:
1- Elabore uma introdução com a contextualização do tema e a tese
A dissertação argumentativa, como o próprio nome diz, pede que o autor do texto argumente sobre um determinado assunto, defendendo um ponto de vista sobre ele. Assim, para desenvolver uma boa dissertação argumentativa você deve, na introdução da redação, apresentar uma tese, ou seja, uma proposição, para debater o tema, que será defendida ao longo do desenvolvimento. Mas antes de apresentar a tese, você deve contextualizar o leitor sobre o tema de maneira breve.
2- Apresente ideias que se relacionem com a tese (opinião do autor do texto) e desenvolva-as de maneira consistente
De nada adianta elaborar uma boa tese se, no desenvolvimento, você apresentar argumentos que não se relacionam a ela, ou seja, que não são capazes de explicá-la ou defendê-la. Outro problema é apresentar argumentos que estão relacionados à tese, mas que têm pouca sustentação, que não podem ser comprovados ou que podem ser refutados facilmente. Para desenvolver bem as ideias e argumentos, procure explorar as relações de causa e consequência, o contexto histórico do problema e suas implicações no presente, os fatos que possam servir de exemplo, etc.
3- Elabore uma conclusão que resuma as ideias apresentadas na argumentação
Para finalizar bem o seu texto, você deve retomar as ideias que discutiu no desenvolvimento, mas de forma sucinta, mostrando claramente o seu ponto de vista sobre o tema. É muito importante que a conclusão esteja conectada com as outras partes do texto. Evite neste momento expressões e frases clichês, como “é preciso conscientizar as pessoas sobre o problema”. Você até pode usar esse tipo de frase, mas precisa desenvolvê-la um pouco mais, mostrando, por exemplo, como essa conscientização poderia ser realizada e qual seria o seu impacto.
4- Releia o texto levando em conta a proposta e pense: será que eu fiz a proposta corretamente?
4- Releia o texto levando em conta a proposta e pense: será que eu fiz a proposta corretamente?
É fundamental reler todo texto que você escreve, pois a releitura permite que você perceba as falhas cometidas e as corrija, evitando, assim, problemas para a sua nota. Neste momento, é importante observar não apenas os “erros” gramaticais, como também a adequação da sua redação ao tema e ao gênero. É muito comum que dissertações argumentativas sejam anuladas em gênero por trazerem ao final a marca “eu acho/penso que”, o que pode ser, muitas vezes, apenas um deslize que poderia ser evitado com a releitura. No processo de estudo e preparo para a prova, reler a redação permite que você veja seu texto criticamente e perceba que aspectos você pode melhorar, que outras ideias poderia abordar etc.
Dica importante: leia muito sobre assuntos variados. Assim, você sempre terá o que escrever sobre qualquer tema solicitado, além de melhorar cada vez mais na ortografia e no vocabulário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário