INTERPRETAÇÃO DO TEMA
v Devemos interpretar cuidadosamente o tema proposto, pois a fuga total a este implica zerar a prova de redação;
LEVANTAMENTO DE IDEIAS
v A melhor maneira de levantar ideias sobre o tema é a auto indagação;
VERSÃO DEFINITIVA
Agora passe a limpo para a versão definitiva, com calma e muito cuidado!
ELABORAÇÃO DO TÍTULO
v O título deve ser uma frase curta condizente com a essência do tema.
ORIENTAÇÃO PARA ELABORAR UMA DISSERTAÇÃO
LEVANTAMENTO DE IDEIAS
v A melhor maneira de levantar ideias sobre o tema é a auto indagação;
CONSTRUÇÃO DO RASCUNHO
v Construa o rascunho sem se preocupar com a forma. Priorize, nesta etapa, o conteúdo;
PEQUENO INTERVALO
v Suspenda a atividade redacional por alguns instantes e ocupe-se com outras provas, para que possa desviar um pouco a atenção do texto; evitando, assim, que determinados erros passem despercebidos;
REVISÃO E ACABAMENTO
v Faça uma cuidadosa revisão do rascunho e as devidas correções;ELABORAÇÃO DO TÍTULO
v O título deve ser uma frase curta condizente com a essência do tema.
v Seu texto deve apresentar tese, desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.
v Não se inclua na redação, não cite fatos de sua vida particular, nem utilize o ainda na 1ª pessoa do plural.
Seu texto pode ser expositivo ou argumentativo (ou ainda expositivo e argumentativo). As ideias-núcleo devem ser bem desenvolvidas, bem fundamentadas.
v Redija na 1ª pessoa do singular ou do plural, ou fundamentadas. Evite que seu texto expositivo ou argumentativo seja urna sequência de afirmações vagas, sem justificativa, evidências ou exemplificação.
v Atente para as expressões vagas ou significado amplo e sua adequada contextualização. Ex.: conceitos como “certo”, “errado”, “democracia”, “justiça”, “liberdade”, “felicidade” etc.
v Evite expressões como “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”,“pobre”, “rico” etc.; são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos.
v Fuja do lugar-comum, frases feitas e expressões cristalizadas: “a pureza das crianças”, “a sabedoria dos velhos”. A palavra “coisa”, gírias e vícios da linguagem oral devem ser evitados, bem como o uso de “etc.” e as abreviações.
v Não se usam entre aspas palavras estrangeiras com correspondência na língua portuguesa: hippie, status, dark, punk, laser, chips etc.
v Não construa frases embromatórias. Verifique se as palavras empregadas são fundamentais e informativas.
v Observe se não há repetição de ideias, falta de clareza, construções sem nexo (conjunções mal empregadas), falta de concatenação de ideias nas frases e nos parágrafos entre si, divagação ou fuga ao tema proposto.
v Caso você tenha feito uma pergunta na tese ou no corpo do texto, verifique se a argumentação responde à pergunta. Se você eventualmente encerrar o texto com uma interrogação, esta pode estar corretamente empregada desde que a argumentação responda à questão. Se o texto for vago, a interrogação será retórica e vazia.
v Verifique se os argumentos são convincentes: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas, pesquisas e informações adquiridas através de leituras e fontes culturais diversas.
v Se considerarmos que a redação apresenta entre 20 e 30 linhas, cada parágrafo pode ser desenvolvido entre 3 e 6 linhas. Você deve ser flexível nesse número, em razão do tamanho da letra ou da continuidade de raciocínio elaborado. Observe no seu texto os parágrafos prolixos ou muito curtos, bem corno os períodos muito fragmentados, que resultam numa construção primária.
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