(A)
Inglaterra e França
(B)
Holanda e Itália
(C)
Portugal e Espanha
(D)
Alemanha e Noruega
2- Oceano que os portugueses
atravessaram para chegar às terras onde hoje é o Brasil.
(A)
África
(B)
Portugal
(C)
Ceuta
(D)
Atlântico
3- Segundo nome do navegador que
chegou à América em 1492.
(A)
Cabral
(B)
Gama
(C)
Colombo
(D)
Cortez
4- País pioneiro nas Grandes
Navegações:
(A)
África
(B)
Portugal
(C)
Ceuta
(D)
Atlântico
5- Portugal exerceu sobre a exploração do ouro controle maior do que aquele
exercido no açúcar criando mecanismos de controle e fiscalização. Associe as
colunas:
1-
Capitação
2-
Derrama
3-
Quinto
4-
Casa de Fundição
( ) 20% do ouro extraído nas minas.
( ) local onde o ouro em pó era transformado em
ouro em barras.
( )
local onde se gravava o selo real no ouro.
( )
punição caso não se conseguisse arrecadar cem arrobas de ouro na região.
( ) imposto cobrado de acordo com a quantidade
de escravos que trabalhavam nas minas
(A) 4 – 4 – 3 - 1 – 2
(B) 3 – 4 – 3 - 2 – 1
(C) 2 – 4 – 4 – 3 – 1
(D) 3 – 4 – 4 – 2 – 1
(E) 1 – 3 – 4 – 2 – 1
6- Relacione as colunas levando em consideração informações sobre o
Brasil Colônia.
1-
Exploração do Pau-brasil
2-
Exploração do Açúcar
3-
Extração do Ouro
( ) ação litorânea envolvendo a
mão-de-obra indígena.
(
) aguçou o interesse holandês no Brasil,
propiciando a invasão batava no Nordeste.
( )
produção vinculada à existência de latifúndios.
( ) deslocou o eixo de atenção do Nordeste para
o Sudeste e estimulou atividades econômicas em outras regiões do país.
( ) a organização visava à monocultura para exportação.
Assinale a sequência correta da
2ª coluna:
(A) 1 . 3 . 2 . 2 . 3
(B) 2 . 2 . 3 . 3 . 1
(C) 1 . 2 . 2 . 3 . 2
(D) 2 . 1 . 2 . 3 . 2
(E) 3 . 3 . 1 . 2 . 2
7- No período colonial fazia parte da administração nas câmaras das
vilas os chamados “homens bons”. O homem-bom era:
(A) Explorador de minas de ouro e
de diamantes.
(B) Dono de escravos.
(C) Proprietário de terras e
escravos, branco e cristão.
(D) Homem considerado de bom caráter .
(E) Qualquer homem livre.
8- O território colonial foi dividido em 14 lotes de tamanhos
diferentes. A administração de cada capitania foi oferecida a nobres
portugueses, que passavam a ter o título de capitães donatários. Para tornar o
cargo mais atrativo, o governo determinou que o território e o título de
capitão seriam hereditários.
O trecho acima se refere
às:
(A) Capitanias hereditárias.
(B) Sistema administrativo.
(C) Cartas de Doação.
(D) Sistema de governo.
(E) Governo Geral
9- Em se tratando do problema da escravidão no
Império do Brasil, pode-se dizer que, de 1845 a 1850, o governo de Dom Pedro II
começou a ter grandes problemas com os ingleses por conta de uma lei promulgada
na Inglaterra. Essa lei conduziu o Brasil a aprovar também uma lei, em 1850,
que resolvesse parcialmente o problema relacionado com o sistema escravista.
Essas leis, a inglesa e a brasileira, eram, respectivamente:
(A) Lei
do açúcar e Lei do Ventre Livre.
(B) Bill
of Rights e Lei dos sexagenários
(C) Lei
do chá e Lei Áurea.
(D)
Homestead act e Lei José Bonifácio
(E) Bill
Aberdeen e Lei Eusébio de Queiroz
10- A imagem abaixo retrata um italiano que lutou
na Revolução Farroupilha e na Unificação Italiana.
Essa imagem é
de:
(A) D.
Pedro II
(B) Karl
Marx
(C) Giuseppe Garibaldi
(D) Francisco
Sabino Álvares da Rocha Vieira
11- A Guerra
do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América
do Sul. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também
chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na
Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Paraguai)
Para a
guerra contra o Paraguai, os países que se uniram para formar a Tríplice
Aliança foram
(A) Brasil,
Argentina e Inglaterra
(B) Brasil, Argentina e
Uruguai
(C) Brasil,
Uruguai e Bolívia
(D) Argentina,
Uruguai e Bolívia.
12- "O Brasil é o café e o café é negro." Essa frase se aplica
à economia do século XIX, que pode ser relacionada com:
(A) Trabalho livre – latifúndio –
demanda do mercado interno
(B) Escravidão – latifúndio –
demanda do mercado externo
(C) Imigração – latifúndio –
Região Nordeste
(D) Escravidão – pequenas
propriedades – Região Norte
(E) Trabalho assalariado – médias
propriedades – Região Sul
13- Os principais produtos de exportação do Segundo Reinado (1840-1889)
foram agrícolas, colocando-se sempre em primeiro lugar o(a):
(A) Açúcar
(B) Erva-mate
(C) Café
(D) Trigo
(E) Arroz
14- O período monárquico no Brasil costuma ser dividido em três
momentos distintos: Primeiro Reinado (1822-1831); Regências (1831 1840) e
Segundo Reinado (1840-1889). Sobre as principais questões que marcaram esses
momentos, assinale a alternativa incorreta.
(A) A Guerra do Paraguai marcou o
Primeiro Reinado e foi a grande responsável pelo enfraquecimento do poder de D.
Pedro I, resultando na Independência do Brasil.
(B) A primeira etapa da monarquia brasileira teve
dificuldades para se consolidar, o Primeiro Reinado foi curto e marcado por
tumultos e conflitos entre D. Pedro I - que era português com os brasileiros.
(C) A primeira Constituição Brasileira foi
outorgada em 1824, por D. Pedro I.
(D) A segunda etapa da história do Brasil
monárquico inicia-se em 1831, com a renúncia de D. Pedro I em favor do filho
Pedro de Alcântara, com apenas cinco anos de idade.
(E) O terceiro momento da monarquia no Brasil
inicia-se com o reinado de Dom Pedro II, período marcado pela centralização do
poder de um lado e pelas disputas político partidárias entre liberais e
conservadores, de outro.
15- Associe os períodos da História do Brasil Império, listados na
Coluna A, às características que os identificam, indicadas na Coluna B.
Coluna A
1 – Primeiro Reinado (1822 a
1831)
2 – Período Regencial (1831 a 1840)
3 – Segundo Reinado (1840 a 1889)
Coluna B
( ) Período conturbado, caracterizado pelas
lutas entre restauradores, exaltados e moderados, assim como pelas rebeliões
provinciais que colocaram em risco a integridade territorial e política do
País.
( ) Caracterizou-se por ser um período de transição, marcado por uma aguda crise econômica, financeira, social e política, com a divisão do Partido Brasileiro em duas facções: a conservadora e a liberal.
( ) Caracterizou-se por ser um período de transição, marcado por uma aguda crise econômica, financeira, social e política, com a divisão do Partido Brasileiro em duas facções: a conservadora e a liberal.
( ) Período em que a economia passou a ter o
café como produto fundamental e foram realizados alguns reforços
industrializadores, dentre os quais, um dos mais importantes, aquele
empreendido pelo Barão de Mauá.
Assinale a alternativa que
preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:
(A) 1 – 2 – 3
(B) 3 – 2 – 1
(C) 2 – 3 – 1
(D) 3 – 1 – 2
(E) 2 – 1 – 3
16- A primeira constituição brasileira (1824) estabelecia, entre outros
fatores, a existência de quatro poderes. Aquele que era exercido exclusivamente
pelo imperador era o Poder:
(A) Legislativo.
(A) Legislativo.
(B) Judiciário.
(C) Executivo.
(D) Moderador.
(E) Republicano.
17- O sistema de capitanias hereditárias não
produziu os efeitos esperados pela Coroa portuguesa em razão de alguns fatores:
I- Não
havia na colônia um órgão governamental para auxiliar na administração.
II- A
comunicação com a metrópole era muito precária e difícil.
III-
Não havia mão de obra disponível.
IV-
Havia o receio de investir em uma região desconhecida.
V- Não
havia capital disponível para investir.
Após a leitura do exposto acima, assinale a
alternativa correta:
(A) I,
II, III, IV.
(B)
II, III, IV, V.
(C) I,
III, IV, V.
(D) I,
II, III, IV, V.
(E)
Nenhuma alternativa está correta.
18- Em
1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI
decidiu:
(A)
Declarar a libertação dos escravos;
(B)
Anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas;
(C)
Decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas;
(D)
Proibir a entrada de produtos ingleses na colônia;
(E) Iniciar a política da imigração.
(E) Iniciar a política da imigração.
19- Assinale a alternativa que não contém uma característica referente ao período do Segundo Reinado (1845 - 1889):
(A) Fim do tráfico negreiro;
(B) Elaboração da primeira Constituição brasileira;
(C) Domínio do café no quadro das exportações brasileiras;
(D) Início da propaganda republicana;
(C) Domínio do café no quadro das exportações brasileiras;
(D) Início da propaganda republicana;
(E) Participação na Guerra do Paraguai.
20- "Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo
governo, seja qual for sua origem, justo
injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade,
seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)
A citação acima demonstra que:
(A) O governo, através de seu
representante, deve atender aos anseios da comunidade;
(B) A escolha do governante deve
obedecer à vontade de Deus;
(C) O povo é livre para escolher
o chefe da nação;
(D) O poder do governante está
baseado na Teoria do Direito Divino;
(E) O governo deve ser
constitucional, para ser considerado legítimo.
21- Qual das alternativas abaixo define melhor o que
foi o Iluminismo?
(A) Foi
um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na
Europa.
(B) Foi
um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo
comandado pela Igreja Católica.
(C) Foi
um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que
pregava a universalização do ensino (escola para todos).
(D) Foi
um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e
combatia o regime absolutista.
22- Qual das alternativas abaixo
apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
(A) Alberto
Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
(B) Leonardo
Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
(C) Umberto
Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.
(D) Montesquieu,
Voltaire, Rousseau e Diderot.
23- Qual das alternativas abaixo
apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)?
(A) Comércio
das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da
agricultura.
(B) O
poder que a Inglaterra (metrópole) exercia sobre sua colônia, através da
fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos
habitantes.
(C) Proibição
das práticas religiosas nas colônias americanas.
(D) Relações
comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das
colônias americanas.
24- Qual das alternativas abaixo
apresenta três leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias
americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram
no processo de Independências dos EUA?
(A) Lei
da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
(B) Lei
do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
(C) Lei
da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
(D) Lei
do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar.
25- A
Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII. Qual
das alternativas abaixo explica o pioneirismo inglês na Revolução Industrial?
(A) Presença
de petróleo no território; mão de obra em abundância; capital da nobreza para
investimentos; presença de grande quantidade de máquinas importadas da França.
(B) Economia
baseada no feudalismo, grande quantidade de artesãos; boas reservas de carvão
mineral; contatos comerciais com a Índia.
(C) Presença
de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão
de obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias;
mercado consumidor.
(D) Grandes
investimentos em transporte marítimo; grandes reservas de petróleo; mão de obra
estrangeira em abundância; relações comerciais com o Brasil.
26- Sobre
a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da
Revolução Industrial é correto afirmar que:
(A) Tinham
apenas férias remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar
livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de
forma digna.
(B) Eles
não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco, o
ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.
(C) Trabalhavam
apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, tinham um
ambiente de trabalho em boas condições.
(D) Recebiam
salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam
problemas de saúde relacionados ao trabalho.
27- O translado do governo
português para o Brasil (1806) decorreu, entre outros fatores:
(A) Da
ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII;
(B) Da
fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto;
(C) Da
necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial;
(D) Das
imposições do Tratado de Methuen sobre Portugal;
(E) Do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico.
(E) Do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico.
28- "Os
filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se
refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na
segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo
revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas.
Estas observações se aplicam:
(A) As
Monarquias Constitucionais.
(B) Ao
Despotismo Esclarecido.
(C) As
Monarquias Parlamentares.
(D) Ao
Regime Social-Democrático.
(E) Aos
Principados ítalo-germânicos.
29- Verifique se as seguintes
características associadas ao Iluminismo são (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) A
defesa do absolutismo monárquico.
( ) A busca pelo conhecimento com base na razão.
( )
As críticas aos privilégios do clero e da nobreza.
( ) A
defesa dos direitos naturais do homem.
(A) F,
V, V e F
(B) V,
F, V e V
(C) V,
V, F e F
(D) F,
V, V e V
30- Sobre a charge “Despertar do terceiro estado”, analise se
as frases a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O
homem no chão representa as camadas populares e está se livrando das correntes
que o aprisionam.
( )
Pertence a um grupo social desfavorecido e se mostra disposto a reagir contra
as condições de vida precárias.
( ) Os
homens em pé, pertencentes à nobreza e o clero, são grupos prejudicados pelo
Antigo Regime.
( ) O
nobre e o padre estão apavorados ao perceber a reação do homem no chão.
(A)
F, V, V e V
(B) V, F, V e F
(C) V, V, F e V
(D) F, V, F e V
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