SIMULADO DO MÓDULO I -
LITERATURA
A cana-de-açúcar
Originária da Ásia, a cana-de-açúcar foi
introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. A região
que durante séculos foi a grande produtora de cana-de-açúcar no Brasil é a Zona
da Mata nordestina, onde os férteis solos de massapé, além da menor distância
em relação ao mercado europeu, propiciaram condições favoráveis a esse cultivo.
Atualmente, o maior produtor nacional de cana-de-açúcar é São Paulo, seguido de
Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além de produzir o açúcar,
que em parte é exportado e em parte abastece o mercado interno, a cana serve
também para a produção de álcool, importante nos dias atuais como fonte de
energia e de bebidas. A imensa expansão dos canaviais no Brasil, especialmente
em São Paulo, está ligada ao uso do álcool como combustível.
01) Para que um texto seja literário:
(A) basta somente a
correção gramatical; isto é, a expressão verbal segundo as leis lógicas ou
naturais.
(B) deve prescindir daquilo que não tenha correspondência na realidade palpável e externa.
(C) deve fugir do inexato, daquilo que confunda a capacidade de compreensão do leitor.
(D) deve assemelhar-se a uma ação de desnudamento. O escritor revela ao escrever, revela o mundo, e em especial o Homem, aos outros homens
(E) deve revelar diretamente as coisas do mundo: sentimentos, ideias, ações.
(B) deve prescindir daquilo que não tenha correspondência na realidade palpável e externa.
(C) deve fugir do inexato, daquilo que confunda a capacidade de compreensão do leitor.
(D) deve assemelhar-se a uma ação de desnudamento. O escritor revela ao escrever, revela o mundo, e em especial o Homem, aos outros homens
(E) deve revelar diretamente as coisas do mundo: sentimentos, ideias, ações.
02)
Nas conversas diárias, utiliza-se frequentemente a palavra “próprio” e ela se
ajusta a várias situações. Leia os exemplos de diálogos:
I – A Vera se veste diferente! – É mesmo, é
que ela tem um estilo próprio.
II – A Lena já viu esse filme uma dezena de
vezes! Eu não consigo ver o que ele tem de tão maravilhoso assim. – É que ele é
próprio para adolescente.
III – Dora, o que eu faço? Ando tão
preocupada com o Fabinho! Meu filho está impossível! – Relaxa, Tânia! É próprio
da idade. Com o tempo, ele se acomoda.
Nas ocorrências I, II e III, “próprio” é
sinônimo de, respectivamente,
a) adequado, particular, típico.
b) peculiar, adequado, característico
c) conveniente, adequado, particular.
d) adequado, exclusivo, conveniente.
e) peculiar, exclusivo, característico.
03)
Identifique qual das alternativas trata-se de metáfora:
(A) Eles morreram de rir daquela cena.
(B) Aqueles olhos eram como dois faróis
acesos.
(C) Ah! O doce sabor da vitória!
(D) Aquele velho é uma raposa!
04)
A figura de linguagem que ocorre no trecho "A voz áspera daquele cantor
nos fazia ter vontade de morrer" ocorre em qual outro destes?
(A) Aquela melodia era música nos meus
ouvidos.
(B) Sentia o cheiro bom das flores.
(C) Cada vez que ela chegava perto, sentia o
cheiro doce daquele perfume horrível
(D) Todos podiam ver como ela era parecida
com sua vizinha.
05) Gênero
dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público
a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer
dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à
apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto
dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e
possui uma estrutura específica, caracterizada:
1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns
aos outros e à ação; 2)
pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos,
maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e
segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e
desfecho;
3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias
físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação;
4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou
sua interpretação real por meio da representação.
COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio
de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973. (Adaptado.)
Considerando o texto e analisando os
elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que:
(A) a criação do espetáculo teatral
apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua
concepção de forma coletiva.
(B) o cenário onde se desenrola a ação cênica
é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema
da peça e do trabalho interpretativo dos atores.
(C) o texto cênico pode originar-se dos mais
variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas,
notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros
(D) o corpo do ator na cena tem pouca
importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão
verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias
atuais.
(E) a iluminação e o som de um espetáculo
cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já
que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à
cena teatral.
06)
É um gênero poético caracterizado mais pela temática do que por uma estrutura
formal: tem como assuntos principais a tristeza dos amores interrompidos pela
morte ou pela infidelidade. Os primeiros apresentavam uma métrica
específica, com emprego de dísticos formados de versos hexâmetros. Contudo,
podem ser desenvolvidos em versos livres, mas sempre reconhecidos em virtude de
sua temática peculiar. Estamos falando da(e):
(A)Elegia.
(B) Écloga
(C) Hino
(D) Sátira
(E) Epitalâmio
07)
Nas cantigas de amor,
(A) O trovador expressa um amor à
mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.
(B) O trovador velada ou abertamente
ironiza personagens da época.
(C) O “eu-lírico” é feminino,
expressando a saudade da ausência do amado.
(D) O poeta pratica a vassalagem
amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada
(E) Existe a expressão de um sentimento
feminino, apesar de serem escritas por homens.
08)
Use “T” para Trovadorismo e “H” para Humanismo:
( ) Presença de uma crescente valorização do
homem bem como de sua ação sobre a Terra;
( ) Sociedade de sistema feudal;
( ) Fernão Lopes, considerado como o fundador da historiografia em Língua Portuguesa;
( ) Equilíbrio entre teocentrismo e antropocentrismo;
( )Quem mais se destacou no teatro foi Gil Vicente, com mais de 40 peças.
( ) Sociedade de sistema feudal;
( ) Fernão Lopes, considerado como o fundador da historiografia em Língua Portuguesa;
( ) Equilíbrio entre teocentrismo e antropocentrismo;
( )Quem mais se destacou no teatro foi Gil Vicente, com mais de 40 peças.
(A) T – T –T – H – H
(B) H- H – T – H – T
(C) H- T – H – H – H.
(D) H- T – T – H – T
(E) NDA
09)
Leia o seguinte soneto de Camões:
Oh! Como se me alonga, de ano em ano,
a peregrinação cansada minha.
Como se encurta, e como ao fim caminha
este meu breve e vão discurso humano.
Vai-se gastando a idade e cresce o dano;
perde-se-me um remédio, que inda tinha.
Se por experiência se adivinha,
qualquer grande esperança é grande engano.
Corro após este bem que não se alcança;
no meio do caminho me falece,
mil vezes caio, e perco a confiança.
Quando ele foge, eu tardo; e, na tardança,
se os olhos ergo a ver se inda parece,
da vista se me perde e da esperança.
a) Na
primeira estrofe, há uma contraposição expressa pelos verbos
"alongar" e "encurtar". A qual deles está associado o
cansaço da vida e qual deles se associa à proximidade da morte?
b)
Por que se pode afirmar que existe também uma contraposição no interior do
primeiro verso da segunda estrofe?
c) A
que termo se refere o pronome "ele" da última estrofe?
10)
Todas as alternativas são corretas sobre o Padre José de Anchieta, EXCETO:
(A) Foi o mais importante jesuíta em atividade no Brasil do século XVI.
(B) Foi o grande orador sacro da língua portuguesa, com seus sermões barrocos
(C) Estudou o tupi-guarani, escrevendo uma cartilha sobre a gramática da língua dos nativos.
(D) Escreveu tanto uma literatura de caráter informativo como de caráter pedagógico.
(E) Suas peças apresentam sempre o duelo entre anjos e diabos.
(A) Foi o mais importante jesuíta em atividade no Brasil do século XVI.
(B) Foi o grande orador sacro da língua portuguesa, com seus sermões barrocos
(C) Estudou o tupi-guarani, escrevendo uma cartilha sobre a gramática da língua dos nativos.
(D) Escreveu tanto uma literatura de caráter informativo como de caráter pedagógico.
(E) Suas peças apresentam sempre o duelo entre anjos e diabos.
11) Nas manifestações literárias dos dois primeiros séculos de nossa
história podem estar presentes as seguintes características:
I – intenção catequética e informação
sobre a terra;
II – relato de viagem e pregação
religiosa;
III – sentimento nacionalista e
participação em campanha republicana.
Estão corretas somente as
características indicadas em:
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II
(E) II e III.
12) São características do Classicismo, EXCETO:
(A) Racionalismo
(B) Universalismo
(C) Presença da mitologia
greco-latina
(D) Humanismo
(E) Sentimentalismo.
13) Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:
I. A arte barroca caracteriza-se por
apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem
tensamente na unidade da obra.
II. O conceptismo e o cultismo,
expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado
de pastoras e ninfas.
III. A oposição entre Reforma e
Contrarreforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco
se ocupa.
Quais estão corretas:
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III
(E) I, II e III.
14) No Brasil, o Barroco foi introduzido com o poeta:
(A) Gregório de Matos
(B) Jerônimo Baía
(C) Bento Teixeira.
(D) Bento Gonçalves
(E) Camões
15)
Os autores de Vila Rica, Caramuru e Uruguai foram, respectivamente:
(A) Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita
Jabotão e Graciliano Ramos.
(B) Cláudio Manuel da Costa, J. de Santa Rita
Durão e José Basílio da Gama
(C) Santa Rita Durão, Manuel Botelho de
Oliveira e Adonias Filho.
(D) José Basílio Gama, Nuno M. Pereira e
Tomás Antônio Gonzaga.
(E) Cônego Luís Vieira da Silva, Alvarenga
Peixoto e Plínio Salgado.
16)
"Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!"
O
texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence. Uma qualidade
patente nesta estrofe é:
(A) o bucolismo;
(B) o misticismo;
(C)
o nacionalismo;
(D)
o regionalismo;
(E)
o indianismo.
1-
D
2-
B
3-
D
4-
C
5-
C
6-
A
7-
D
8-
C
9-
a)
O verbo "alongar" associa-se a cansaço da vida. O
"encurtar" relaciona-se à proximidade da morte.
b)
Há no primeiro verso da segunda estrofe uma oposição entre "gastando"
e "cresce". Quanto mais a idade avança, o poeta aproxima-se do fim da
vida.
c) O
pronome "ele" refere-se ao vocábulo "bem".
10- B
11- D
12- E
13- D
14- C
15- B
16-
A
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