quarta-feira, 25 de março de 2020

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

PROF. BERNADETE

Veja como o Humanismo foi importante na Literatura e nas Artes durante a passagem da Idade Média para o Renascimento no continente Europeu. 

Humanismo foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Como o próprio nome já diz, o ser humano passou a ser valorizado. Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Os burgueses não eram nem servos e nem comerciantes.
Com o aparecimento desta nova classe social foram aparecendo as cidades e muitos homens que moravam no campo se mudaram para morar nestas cidades, como consequência o regime feudal de servidão desapareceu.
Foram criadas novas leis e o poder começou a migrar das mãos da Igreja Católica e dos reis para as mãos daqueles que, apesar de não serem nobres ou clérigos, estavam ficando mais ricos. O “status” econômico passou a ser muito valorizado, muito mais do que o título de nobreza.
As Grandes Navegações trouxeram ao homem de Portugal confiança de sua capacidade e vontade de conhecer e descobrir várias coisas. A religião começou a decair (mas não desapareceu) e o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo, ou seja, o homem passou a ser o centro de tudo e não mais Deus.
Os artistas começaram a dar mais valor às emoções humanas. É bom ressaltar que todas essas mudanças não ocorreram do dia para a noite.

HUMANISMO = TEOCENTRISMO X ANTROPOCENTRISMO

Ilustração da edição original do Auto da barca do Inferno

Manifestações importantes dentro do Humanismo 

Teatro – A Dramaturgia foi a manifestação literária onde ficavam mais claras as características desse período.
Gil Vicente foi o nome de Portugal que mais se destacou, ele escreveu mais de 40 peças. Sua obra pode ser dividida em dois blocos:
• Autos: peças teatrais cujo assunto principal é a religião. “Auto da alma” e “Auto da barca do Inferno” (uma das mais importantes do dramaturgo) são alguns exemplos.
• Farsas: peças cômicas curtas. Enredo baseado no cotidiano. “Farsa de Inês Pereira”, “Farsa do velho da horta”, “Quem tem farelos?” são algumas delas.
Gil Vicente (1465 – 1536) iniciou sua obra de teatro com o Monólogo do Vaqueiro, em 1502, declamado na câmara da rainha D. Maria de Castela.
Ele escreveu 46 peças de teatro que são de cunho totalmente popular e, entre elas, se destacam:
  • Farsa de Inês Pereira
  • Auto da Fé
  • Auto da Índia
  • Auto da Lusitânia
  • Trilogia das Barcas
  • O Velho da Horta
A poesia no Humanismo se diferenciou no Trovadorismo pelos novos recursos introduzidos por ela: novas formas poéticas e temas novos. Esses recursos se distanciaram da formalidade do Trovadorismo.
O texto Velho da Horta está dentro dos padrões do Humanismo literário. Esse peça conta a história de um senhor que encontra uma moça, enquanto caminha por sua horta e, encantado com a sua beleza, se apaixona por ela.
Por meio de uma alcoviteira, o velho tenta se dar bem, porém a única coisa que consegue é gastar todo seu dinheiro. Finalmente, a alcoviteira é presa e açoitada e a moça, por quem o velho se apaixonou, casa com outro homem.

Poesia
Em 1516 foi publicada em Portugal a obra “Cancioneiro Geral”. Era uma coletânea de poemas de época, organizada por Garcia Rezende. O Cancioneiro Geral foi a primeira obra impressa em Portugal, e tinha textos em Português e em Castelhano, retratando a obra de diversos autores com poemas amorosos, satíricos, religiosos entre outros.

Prosa
Crônicas: registravam a vida dos personagens e acontecimentos históricos – Fernão Lopes foi o mais importante cronista (historiador) da época, tendo sido considerado o “Pai da História de Portugal”.
Foi também o 1º cronista que atribuiu ao povo um papel importante nas mudanças da história, essa importância era, anteriormente atribuída somente à nobreza.

Desafios para você responder baseados na explicação acima.

1. O humanismo foi um período de transição entre que períodos?
2. Que classe social surgiu no Humanismo?
3. Que religião, que era teocêntrica passou-se a ser _______________, que significa__________
4. No Humanismo destacou-se _____________, que escreveu ______ e _______.
5. Cite peças escritas por Gil Vicente.
6. O que era o Cancioneiro Geral?
7. Quem foi o Pai da História de Portugal?



Nenhum comentário:

Postar um comentário