quarta-feira, 25 de março de 2020

PORTUGUÊS - ENSINO FUNDAMENTAL

PROF. ÂNGELA
TEXTOS!


O QUE SÃO?
PARA QUE SERVEM?

No trajeto que fazemos até a escola, até o centro da cidade, até a casa de um colega, até o parque de diversões, ao shopping e muitos outros, deparamo-nos com diversos textos, certo?
Você já reparou nas características que os constituem? Na importância que CADA UM possui apesar das diferenças? Em que situação cada um foi produzido? Em quem seriam as pessoas mais interessadas para lê-lo? Quem o escreveu e qual foi sua intenção ao fazê-lo?
De agora em diante, você vai descobrir um pouco mais sobre tais textos.

 GÊNEROS TEXTUAIS

Um determinado texto pode ter sido produzido em diversas situações, para diferentes interlocutores (as pessoas que irão ler o texto), diversas finalidades.
Muitas serão as intenções de um texto!
* Uns são produzidos para nos deixar informados sobre os acontecimentos da sociedade, do dia a dia – REPORTAGEM, NOTÍCIA;
 Uns servem para nos orientar acerca de algo – RECEITAS, BULAS, MANUAIS;
Outros têm o propósito de nos chamar atenção para um determinado assunto – PANFLETOS, CARTAZES, ANÚNCIOS, PROPAGANDAS, OUTDOORS;
* Uns são produzidos para nos divertir e fazer rir –ANEDOTAS, CHARGES, CARTOONS, etc.
Dessa forma, dependendo das situações (quem escreve, para quem escreve, em que situação se produz, quais as intenções determinadas pela mensagem), temos o conceito de GÊNEROS TEXTUAIS.

Os gêneros textuais possuem transmutabilidade(é possível que se criem novos gêneros a partir dos já existentes para responder a novas necessidades de comunicação), são adaptáveis e estão em constante evolução.Por exemplo, antigamente, enviava-se uma CARTA quando havia a necessidade de comunicação com alguém que morava longe. Foi inventado o TELEGRAMA para que o tempo de espera de uma notícia fosse reduzido, e com ele também foi inventada uma linguagem bem peculiar. Hoje, quando precisamos entrar em contato com alguém que está distante, ligamos ou até mesmo mandamos um E-MAIL, cujo recebimento é instantâneo, sem falar nas redes sociais e no tipo de linguagem utilizada nessas mensagens.
Seguem alguns gêneros:
ü  Conto maravilhoso;
ü  Conto de fadas;
ü  Fábula;
ü  Lenda;
ü  Narrativa de ficção científica;
ü  Romance;
ü  Conto;
ü  Piada;
ü  Relato de viagem;
ü  Diário;
ü  Autobiografia;
ü  Curriculum vitae;
ü  Biografia;
ü  Relato histórico;
ü  Artigo de opinião;
ü  Carta de leitor;
ü  Carta de solicitação;
ü  Editorial;
ü  Ensaio;
ü  Resenhas críticas;
ü  Seminário;
ü  Conferência;
ü  Palestra;
ü  Entrevista de especialista;
ü  Relatório científico;
ü  Regulamento;
ü  Textos prescritivos;
ü  Charges;
ü  Cartoons;
ü  Memes;
ü  Poemas;
ü  Cartaz;
ü  E muitos outros mais ...


 Relacione os gêneros textuais com suas finalidades:
(A)  POEMA
(B)  RECEITA
(C) CARTA
(D) BIOGRAFIA
(E)  BILHETE
(F)  CONTO DE FADAS
(G) CHARGE
(H) CRÔNICA
(I)    BULA
(J)  CURRICULUM VITAE

(   ) Texto curto com o objetivo de transmitir mensagem rápida para amigos, colegas, linguagem simples.
(    )Traz uma síntese das qualificações, experiências profissionais, formação acadêmica e dados pessoais.
(   ) Normalmente encontrada em jornais ou revistas, aborda assuntos vinculados ao cotidiano das cidades,  é um texto curto, possui uma "vida curta"porque trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
(    ) É composto por estrofes e versos, costuma ter um ritmo musicado, rimas, ...
(    ) Apresenta duas partes bem definidas.  A primeira parte relaciona os ingredientes, a segunda indica a sequência dos procedimentos para obter-se o melhor resultado.
(   ) É uma crítica carregada de ironia, usa da imagem para retratar situações da atualidade.
(   ) É um gênero textual em que aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário, maravilhoso. São histórias muito antigas, transmitidas de boca em boca e passadas de geração para geração.
(     ) É um gênero textual que narra a história da vida de alguém.
(   ) Trata-se de um gênero textual que tem por obrigação fornecer as informações necessárias para o correto uso do medicamento.
(   ) A principal característica desse gênero textual é a existência de um emissor e um receptor. Pode ser transmitida por meio eletrônico (mais utilizada na atualidade) ou via papel. Há três tipos básicos: a oficial, a comercial e a pessoal.

GABARITO
E – J – H – A – B – G – F – D – I - C

TIPOS TEXTUAIS


Para produzir os GÊNEROS TEXTUAIS precisamos dos diferentes TIPOS TEXTUAIS, que são fixos e não sofrem modificações ao longo do tempo. São eles:


 TEXTO NARRATIVO - A marca fundamental é a existência de um enredo, do qual se desenvolvem as ações das personagens, marcadas pelo tempo e pelo espaço.
Assim, a narração possui um narrador (quem apresenta a trama), as personagens (principais e secundárias), o tempo (cronológico ou psicológico) e o espaço (local em que se desenvolve a história).Sua estrutura básica é: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
OBSERVE UM EXEMPLO:

Minha vida de menina

Faço hoje quinze anos. Que aniversário triste! Vovó chamou-me cedo, ansiada como está, coitadinha e disse: "Sei que você vai ser sempre feliz, minha filhinha, e que nunca se esquecerá de sua avozinha que lhe quer tanto". As lágrimas lhe correram pelo rosto abaixo e eu larguei dos braços dela e vim desengasgar-me aqui no meu quarto, chorando escondida.
Como eu sofro de ver que mesmo na cama, penando comoestá, vovó não se esquece de mim e de meus deveres e que eu não fui o que deveria ter sido para ela! Mas juro por tudo, aqui nesta hora, que eu serei um anjo para ela e me dedicarei a esta avozinha tão boa e que me quer tanto.
Vou agora entrar no quarto para vê-la e já sei o que ela vai dizer: "Já estudou suas lições? Então vá se deitar, mas antes procure alguma coisa para comer. Vá com Deus".
Helena Morley
Você pode observar que a principal característica de uma narração é contar uma história, seja ela verdadeira ou não.

* TEXTO DESCRITIVO – Expõe apreciações e observações, de modo que indica aspectos, características, detalhes singulares e pormenores, seja de um objeto, lugar, pessoa ou fato.Tem por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações.
OBSERVE UM EXEMPLO:

Alguns dados sobre Rudy Steiner

Ele era oito meses mais velho do que Liesel e tinha pernas ossudas, dentes afiados, olhos azuis esbugalhados e cabelos cor de limão. Como um dos seis filhos dos Steiner, estava sempre com fome. Na ruaHimmel, era considerado meio maluco ...

Veja que na descrição,a intenção é que o interlocutor possa criar em sua mente uma imagem do que está sendo descrito.

* TEXTO DISSERTATIVO- Podemos dizer que dissertar é falar sobre algo, sobre determinado assunto; é expor; é debater. Este tipo de texto apresenta a defesa de uma opinião, de um ponto de vista, predomina a apresentação detalhada de determinados temas e conhecimentos.
Para construção deste tipo de texto há a necessidade de conhecimentos prévios do assunto/tema tratado.Deve, ainda, ser exposto na estrutura de parágrafos que compõem: introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, começo, meio e fim. A linguagem empregada dever seguir a norma padrão, logo, o uso de gírias, termos pejorativos e coloquialismo não são aceitos.

Mas existem maneiras diferentes de se fazer um texto dissertativo? Existem tipos de dissertação?
Sim: expositiva ou argumentativa.

A dissertação expositiva é voltada aos fatos que estão sendo noticiados e discutidos na mídia: televisão, rádio, internet, revistas. Tais acontecimentos são inquestionáveis, uma vez que até mesmo seus pormenores foram divulgados. Logo, um texto dissertativo sobre um assunto popular será apenas a exposição verbal deste, e não propriamente um debate.

A dissertação argumentativa diz respeito à reflexão que fazemos sobre o tema. O ponto de vista do autor é declarado e se interage com os fatos abordados, a fim de esclarecê-los e também de convencer o leitor sobre a opinião expressa. Portanto, o escritor tende a usar da persuasão para apresentar a visão crítica dele. Contudo, a linguagem não deve deixar de ser objetiva e o ponto de vista deve ser baseado em evidências concretas e reais dos acontecimentos.
OBSERVE UM EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA:

Sem limites

Não há limites para o imaginário humano. Mesmo em condições adversas, o homem é capaz de criar representações da realidade, seja com a intenção de mudar uma situação vigente, seja para sair da rotina monótona do cotidiano ou fugir de uma realidade hostil à vida. Essas imagens exercem um importante papel na alma humana e vão muito além da conotação recreativa, elas formam a esperança e, em alguns casos, podem determinar a sobrevivência do indivíduo.
            No filme “A vida é bela”, cujo contexto é o da Segunda Guerra Mundial, um homem, prisioneiro em um campo de concentração, tece uma gama de imagens positivas e divertidas para que seu filho, uma criança, pense estar em meio a uma brincadeira. Nesse caso, a fuga da realidade por meio da inventividade humana, significou o alheamento do indivíduo, mas isso lhe garantiu a sobrevivência, pois o garoto resiste até o fim para que possa receber sua recompensa.
No filme “O náufrago”, o personagem interpretado por Tom Hanks imagina uma bola falante dotada de pensamento, a qual foi dada o nome de Wilson. Essa criação do náufrago evitou que a solidão o levasse à loucura e ao suicídio até ser resgatado. Ambos os exemplos dados são substituições da realidade por imagens, visando o “eu”, assim como ocorre na sociedade atual, em que o individuo cresce, a competição acirra-se e cria-se uma realidade hostil; a fuga torna-se uma questão de sobrevivência.
            Luther King, ao proferir a frase “I have a dream”, referia-se à imagem criada por ele de um mundo melhor, em que o convívio entre brancos e negos fosse pacífico. A realidade, entretanto, era marcada por um verdadeiro apartheid, ataques de organizações como a kukluxklan, numa espécie de caça às bruxas. Após King, muito da intolerância diminuiu. A imagem criada por um homem salvou o coletivo.
            Dessa forma, nem somente para fugir da realidade servem as imagens. Elas exercem papel fundamental na transformação do mundo, o qual de hostil pode tornar-se melhor, como o conseguido por King.

Texto divulgado pela FUVEST.

Esse é o tipo de texto que você pode escrever com a intenção de convencer alguém sobre suas ideias. Ser um texto opinativo é a principal característica de uma dissertação.

* TEXTO EXPOSITIVO - Aqueles textos que nos levam a uma explicação sobre determinado assunto, que informam e esclarecem sem a emissão de qualquer opinião a respeito, sem que haja interferência do autor. Faz uso de linguagem clara, objetiva e impessoal. A maioria dos verbos está no presente do indicativo.
OBSERVE UM EXEMPLO

Verbete de dicionário
“Significado de Nostalgia (s.f). Tristeza causada pela saudade de sua terra ou de sua pátria; melancolia. Saudade do passado, de um lugar etc. Disfunções comportamentais causadas pela separação ou isolamento (físico) do país natal, pela ausência da família e pela vontade exacerbada de regressar à pátria. Saudade de alguma coisa, de uma circunstância já passada ou de uma condição que (uma pessoa) deixou de possuir. Condição melancólica causada pelo anseio de ter os sonhos realizados. Condição daquele que é triste sem motivos explícitos. (Etm. do francês: nostalgie)” Fonte: (Dicionário Online de Português- Dicio.com)

Você deve apresentar informações sobre um objeto ou sobre um fato através de uma linguagem clara e concisa.

* TEXTO INJUNTIVO – Os textos injuntivos têm como finalidade ensinar, orientar ou instruir o interlocutor. São encontrados nos manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais etc.
OBSERVE UM EXEMPLO:

BOLO DE CENOURA
Ingredientes
Massa
3 unidades de cenoura picadas
3 unidades de ovo
1 xícaras (chá) de óleo de soja
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colheres (sopa) de fermento químico em pó
Cobertura
1/2 xícara (chá) de leite
5 colheres (sopa) de achocolatado em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de Margarina
Modo de fazer
Massa
Coloque os ingredientes no liquidificador, e acrescente aos poucos a farinha.
Leve para assar em uma forma untada.
Depois de assado cubra com a cobertura.
Cobertura
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.


Podemos dizer que um GÊNERO TEXTUAL pode conter um ou mais TIPOS TEXTUAIS. Por exemplo, para os gêneros crônica, romance, fábula, piada, contos de fadas, entre outros, o TIPO TEXTUAL predominante é a narração. Para os GÊNEROS anúncio de classificados, lista de compras, cardápio, cartaz de procura-se, o TIPO que predomina é a descrição. Para os gêneros manifesto, sermão, monografia, ensaio, editorial, o TIPO predominante é dissertação. Para os GÊNEROS livro didático, verbete de dicionário e enciclopédia, o TIPO predominante é expositiva. Para os gêneros propaganda, receita culinária, manual de instruções, entre outros, empregamos o TIPO injunção.

VAMOS VER SE VOCÊ COMPREENDEU!!!

1 - Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta.

(A)  NARRAÇÃO
(B)  DISSERTAÇÃO
(C) EXPOSITIVO
(D) DESCRITIVO
(E)  INJUNTIVO

(    ) Ato próprio de textos em que há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo.
(    ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.
(    ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.
(    ) Ato próprio de textos em que se retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
(    ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.

  
GABARITO
E – C – A – D - B

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