TEXTOS!
O
QUE SÃO?
PARA
QUE SERVEM?
No trajeto que fazemos até a escola,
até o centro da cidade, até a casa de um colega, até o parque de diversões, ao
shopping e muitos outros, deparamo-nos com diversos textos, certo?
Você já reparou nas características
que os constituem? Na importância que CADA UM possui apesar das diferenças? Em
que situação cada um foi produzido? Em quem seriam as pessoas mais interessadas
para lê-lo? Quem o escreveu e qual foi sua intenção ao fazê-lo?
De agora em diante, você vai descobrir
um pouco mais sobre tais textos.
Um determinado texto pode ter sido produzido
em diversas situações, para diferentes interlocutores (as pessoas que irão ler
o texto), diversas finalidades.
Muitas
serão as intenções de um texto!
* Uns
são produzidos para nos deixar informados sobre os acontecimentos da sociedade,
do dia a dia – REPORTAGEM, NOTÍCIA;
* Uns
servem para nos orientar acerca de algo – RECEITAS, BULAS, MANUAIS;
* Outros
têm o propósito de nos chamar atenção para um determinado assunto – PANFLETOS,
CARTAZES, ANÚNCIOS, PROPAGANDAS, OUTDOORS;
* Uns
são produzidos para nos divertir e fazer rir –ANEDOTAS, CHARGES, CARTOONS, etc.
Dessa
forma, dependendo das situações (quem escreve, para quem escreve, em que
situação se produz, quais as intenções determinadas pela mensagem), temos o
conceito de GÊNEROS TEXTUAIS.
Os gêneros textuais possuem
transmutabilidade(é possível que se criem novos gêneros a partir dos já
existentes para responder a novas necessidades de comunicação), são adaptáveis
e estão em constante evolução.Por exemplo, antigamente, enviava-se uma CARTA quando
havia a necessidade de comunicação com alguém que morava longe. Foi inventado o TELEGRAMA
para que o tempo de espera de uma notícia fosse reduzido, e com ele também foi
inventada uma linguagem bem peculiar. Hoje, quando precisamos entrar em contato
com alguém que está distante, ligamos ou até mesmo mandamos um E-MAIL, cujo
recebimento é instantâneo, sem falar nas redes sociais e no tipo de linguagem
utilizada nessas mensagens.
Seguem
alguns gêneros:
ü
Conto
maravilhoso;
ü
Conto
de fadas;
ü
Fábula;
ü
Lenda;
ü
Narrativa
de ficção científica;
ü
Romance;
ü
Conto;
ü
Piada;
ü
Relato
de viagem;
ü
Diário;
ü
Autobiografia;
ü
Curriculum
vitae;
ü
Biografia;
ü
Relato
histórico;
ü
Artigo
de opinião;
ü
Carta
de leitor;
ü
Carta
de solicitação;
ü
Editorial;
ü
Ensaio;
ü
Resenhas
críticas;
ü
Seminário;
ü
Conferência;
ü
Palestra;
ü
Entrevista
de especialista;
ü
Relatório
científico;
ü
Regulamento;
ü
Textos
prescritivos;
ü
Charges;
ü
Cartoons;
ü
Memes;
ü
Poemas;
ü
Cartaz;
ü
E
muitos outros mais ...
Relacione os gêneros
textuais com suas finalidades:
(A) POEMA
(B) RECEITA
(C) CARTA
(D) BIOGRAFIA
(E) BILHETE
(F) CONTO DE FADAS
(G) CHARGE
(H) CRÔNICA
(I)
BULA
(J) CURRICULUM VITAE
( ) Texto curto com o objetivo de transmitir
mensagem rápida para amigos, colegas, linguagem simples.
( )Traz uma síntese das qualificações,
experiências profissionais, formação acadêmica e dados pessoais.
( ) Normalmente encontrada em jornais ou
revistas, aborda assuntos vinculados ao cotidiano das cidades, é um texto curto, possui uma "vida
curta"porque trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
( ) É composto por estrofes e versos, costuma
ter um ritmo musicado, rimas, ...
( ) Apresenta duas partes bem definidas. A primeira parte relaciona os ingredientes, a
segunda indica a sequência dos procedimentos para obter-se o melhor resultado.
( ) É uma crítica carregada de ironia, usa da
imagem para retratar situações da atualidade.
( ) É um gênero textual em que aparecem seres
encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário, maravilhoso.
São histórias muito antigas, transmitidas de boca em boca e passadas de geração
para geração.
( ) É um gênero textual que narra a história
da vida de alguém.
( ) Trata-se de um gênero textual que tem por
obrigação fornecer as informações necessárias para o correto uso do
medicamento.
( ) A principal característica desse gênero
textual é a existência de um emissor e um receptor. Pode ser transmitida por
meio eletrônico (mais utilizada na atualidade) ou via papel. Há três tipos
básicos: a oficial, a comercial e a pessoal.
GABARITO
E – J – H – A – B – G –
F – D – I - C
TIPOS TEXTUAIS
Para
produzir os GÊNEROS TEXTUAIS precisamos
dos diferentes TIPOS TEXTUAIS, que
são fixos e não sofrem modificações ao longo do tempo. São eles:
* TEXTO NARRATIVO - A marca fundamental é a existência
de um enredo, do qual se desenvolvem
as ações das personagens, marcadas pelo tempo e pelo espaço.
Assim, a
narração possui um narrador (quem
apresenta a trama), as personagens
(principais e secundárias), o tempo
(cronológico ou psicológico) e o espaço
(local em que se desenvolve a história).Sua estrutura básica é: apresentação, desenvolvimento, clímax
e desfecho.
OBSERVE UM EXEMPLO:
Minha
vida de menina
Faço hoje quinze anos. Que aniversário
triste! Vovó chamou-me cedo, ansiada como está, coitadinha e disse: "Sei
que você vai ser sempre feliz, minha filhinha, e que nunca se esquecerá de sua
avozinha que lhe quer tanto". As lágrimas lhe correram pelo rosto abaixo e
eu larguei dos braços dela e vim desengasgar-me aqui no meu quarto, chorando
escondida.
Como eu sofro de ver que mesmo na
cama, penando comoestá, vovó não se esquece de mim e de meus deveres e que eu
não fui o que deveria ter sido para ela! Mas juro por tudo, aqui nesta hora,
que eu serei um anjo para ela e me dedicarei a esta avozinha tão boa e que me
quer tanto.
Vou
agora entrar no quarto para vê-la e já sei o que ela vai dizer: "Já
estudou suas lições? Então vá se deitar, mas antes procure alguma coisa para
comer. Vá com Deus".
Helena
Morley
Você pode observar que a principal
característica de uma narração é contar uma história, seja ela verdadeira ou
não.
* TEXTO DESCRITIVO – Expõe apreciações e observações, de modo que indica aspectos, características, detalhes singulares e pormenores, seja de um objeto, lugar, pessoa ou fato.Tem por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações.
OBSERVE UM EXEMPLO:
Alguns dados sobre Rudy Steiner
Ele era oito meses mais velho do que
Liesel e tinha pernas ossudas, dentes afiados, olhos azuis esbugalhados e
cabelos cor de limão. Como um dos seis filhos dos Steiner, estava sempre com
fome. Na ruaHimmel, era considerado meio maluco ...
Veja
que na descrição,a intenção é que o interlocutor possa criar em sua mente uma
imagem do que está sendo descrito.
* TEXTO DISSERTATIVO- Podemos dizer que dissertar é falar sobre algo, sobre determinado assunto; é expor; é debater. Este tipo de texto apresenta a defesa de uma opinião, de um ponto de vista, predomina a apresentação detalhada de determinados temas e conhecimentos.
Para
construção deste tipo de texto há a necessidade de conhecimentos prévios do
assunto/tema tratado.Deve, ainda, ser exposto na estrutura de parágrafos que
compõem: introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, começo, meio e fim. A linguagem empregada dever
seguir a norma padrão, logo, o uso de gírias, termos pejorativos e
coloquialismo não são aceitos.
Mas existem maneiras diferentes de se
fazer um texto dissertativo? Existem tipos de dissertação?
Sim: expositiva ou argumentativa.
A dissertação expositiva é voltada aos fatos que estão sendo
noticiados e discutidos na mídia: televisão, rádio, internet, revistas. Tais
acontecimentos são inquestionáveis, uma vez que até mesmo seus pormenores foram
divulgados. Logo, um texto dissertativo sobre um assunto popular será apenas a
exposição verbal deste, e não propriamente um debate.
A dissertação argumentativa diz respeito à reflexão que fazemos
sobre o tema. O ponto de vista do autor é declarado e se interage com os fatos
abordados, a fim de esclarecê-los e também de convencer o leitor sobre a
opinião expressa. Portanto, o escritor tende a usar da persuasão para
apresentar a visão crítica dele. Contudo, a linguagem não deve deixar de ser
objetiva e o ponto de vista deve ser baseado em evidências concretas e reais
dos acontecimentos.
OBSERVE UM EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO
ARGUMENTATIVA:
Sem limites
Não há limites para o imaginário
humano. Mesmo em condições adversas, o homem é capaz de criar representações da
realidade, seja com a intenção de mudar uma situação vigente, seja para sair da
rotina monótona do cotidiano ou fugir de uma realidade hostil à vida. Essas
imagens exercem um importante papel na alma humana e vão muito além da
conotação recreativa, elas formam a esperança e, em alguns casos, podem
determinar a sobrevivência do indivíduo.
No filme “A vida é bela”, cujo
contexto é o da Segunda Guerra Mundial, um homem, prisioneiro em um campo de
concentração, tece uma gama de imagens positivas e divertidas para que seu
filho, uma criança, pense estar em meio a uma brincadeira. Nesse caso, a fuga
da realidade por meio da inventividade humana, significou o alheamento do
indivíduo, mas isso lhe garantiu a sobrevivência, pois o garoto resiste até o
fim para que possa receber sua recompensa.
No filme “O náufrago”, o personagem
interpretado por Tom Hanks imagina uma bola falante dotada de pensamento, a
qual foi dada o nome de Wilson. Essa criação do náufrago evitou que a solidão o
levasse à loucura e ao suicídio até ser resgatado. Ambos os exemplos dados são
substituições da realidade por imagens, visando o “eu”, assim como ocorre na
sociedade atual, em que o individuo cresce, a competição acirra-se e cria-se
uma realidade hostil; a fuga torna-se uma questão de sobrevivência.
Luther King, ao proferir a frase “I
have a dream”, referia-se à imagem criada por ele de um mundo melhor, em que o
convívio entre brancos e negos fosse pacífico. A realidade, entretanto, era
marcada por um verdadeiro apartheid, ataques de organizações como a kukluxklan,
numa espécie de caça às bruxas. Após King, muito da intolerância diminuiu. A
imagem criada por um homem salvou o coletivo.
Dessa forma, nem somente para fugir
da realidade servem as imagens. Elas exercem papel fundamental na transformação
do mundo, o qual de hostil pode tornar-se melhor, como o conseguido por King.
Texto
divulgado pela FUVEST.
Esse é o tipo de texto que você pode
escrever com a intenção de convencer alguém sobre suas ideias. Ser um texto
opinativo é a principal característica de uma dissertação.
* TEXTO EXPOSITIVO - Aqueles textos que nos levam a uma explicação sobre determinado assunto, que informam e esclarecem sem a emissão de qualquer opinião a respeito, sem que haja interferência do autor. Faz uso de linguagem clara, objetiva e impessoal. A maioria dos verbos está no presente do indicativo.
OBSERVE UM EXEMPLO
Verbete de dicionário
“Significado de Nostalgia (s.f).
Tristeza causada pela saudade de sua terra ou de sua pátria; melancolia.
Saudade do passado, de um lugar etc. Disfunções comportamentais causadas pela separação
ou isolamento (físico) do país natal, pela ausência da família e pela vontade
exacerbada de regressar à pátria. Saudade de alguma coisa, de uma circunstância
já passada ou de uma condição que (uma pessoa) deixou de possuir. Condição
melancólica causada pelo anseio de ter os sonhos realizados. Condição daquele
que é triste sem motivos explícitos. (Etm. do francês: nostalgie)” Fonte:
(Dicionário Online de Português- Dicio.com)
Você deve
apresentar informações sobre um objeto ou sobre um fato através de uma
linguagem clara e concisa.
* TEXTO INJUNTIVO – Os textos injuntivos têm como finalidade ensinar, orientar ou instruir o interlocutor. São encontrados nos manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais etc.
OBSERVE UM EXEMPLO:
BOLO
DE CENOURA
Massa
3
unidades de cenoura picadas
3
unidades de ovo
1
xícaras (chá) de óleo de soja
3
xícaras (chá) de farinha de trigo
2
xícaras (chá) de açúcar
1
colheres (sopa) de fermento químico em pó
Cobertura
1/2
xícara (chá) de leite
5
colheres (sopa) de achocolatado em pó
4
colheres (sopa) de açúcar
1
colher (sopa) de Margarina
Modo
de fazer
Massa
Coloque
os ingredientes no liquidificador, e acrescente aos poucos a farinha.
Leve
para assar em uma forma untada.
Depois
de assado cubra com a cobertura.
Cobertura
Misture
todos os ingredientes e leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.
Podemos
dizer que um GÊNERO TEXTUAL pode
conter um ou mais TIPOS TEXTUAIS.
Por exemplo, para os gêneros crônica, romance, fábula, piada, contos de fadas,
entre outros, o TIPO TEXTUAL
predominante é a narração. Para os GÊNEROS anúncio de classificados, lista
de compras, cardápio, cartaz de procura-se, o TIPO que predomina é a descrição.
Para os gêneros manifesto, sermão, monografia, ensaio, editorial, o TIPO predominante é dissertação. Para os GÊNEROS livro didático, verbete de
dicionário e enciclopédia, o TIPO predominante
é expositiva. Para os gêneros
propaganda, receita culinária, manual de instruções, entre outros, empregamos o
TIPO injunção.
VAMOS
VER SE VOCÊ COMPREENDEU!!!
1
- Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a
alternativa que indica a correspondência correta.
(A) NARRAÇÃO
(B) DISSERTAÇÃO
(C) EXPOSITIVO
(D) DESCRITIVO
(E) INJUNTIVO
( ) Ato próprio de textos em que há a
presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante
de verbos no modo imperativo.
( ) Ato próprio de textos em que há a
apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações,
avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.
( ) Ato próprio de textos em que se conta um
fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo
personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.
( ) Ato próprio de textos em que se retrata,
de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com
abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
( ) Ato próprio de textos em que há
posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto
de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e
conclusão.
GABARITO
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