ATIVIDADE DIVIDIDA EM 4 PARTES
1ª PARTE
O Toco de Lápis
Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos. Um era novo, bonito,
com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver.
Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.
O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
– Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?
– Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
– Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
– É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...
O lápis novo continuou com a gozação:
– Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!
– Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?
– Poesia? Que negócio é esse?
– Sabe o que é uma carta de amor?
– Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
– Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?
O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...
O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
– Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?
– Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
– Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
– É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...
O lápis novo continuou com a gozação:
– Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!
– Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?
– Poesia? Que negócio é esse?
– Sabe o que é uma carta de amor?
– Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
– Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?
O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...
Pedro Bandeira
Estudando o texto:
1) Leia a frase abaixo:
“Sua ponta era rombuda, dela só restava
um toco”
Esta frase quer dizer que o lápis era:
a) ( ) fino
b) ( ) pequeno
c) ( ) grande
2) Os dois lápis estavam:
a) ( )
no estojo
b) ( )
na gaveta
c) ( )
na mochila
3) De acordo com o texto, o grandão novinho
em folha, se refere ao:
a) (
) lápis sem ponta
b) ( )lápis pequeno
c) ( ) lápis novo
4) Leia o trecho:
“Até perdi a conta de quantas vezes eu tive
de enfrentar o apontador.”
A expressão em destaque quer dizer que:
a) ( )
brigar com o apontador
b) ( )
quebrar o apontador
c) ( ) ser apontado várias vezes
5) Leia a frase:
“O lápis novo continuou a gozação.”
A palavra em destaque pode ser substituída
por;
a) ( )
elogio
b) ( )
zombaria
c) ( )
diálogo
6) Leia o trecho onde o lápis grande fala a
seguinte frase:
“ _ Como você está feio e acabado! Deve estar
morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em
folha!”
O lápis novo, revela uma atitude:
a) ( )
simpática
b) ( )
delicada
b) ( ) arrogante
7) Leia o trecho:
“ Se assim fiquei, foi porque muito vivi.”
O personagem do texto retratado nesta frase
é:
a) ( )
O lápis novo e bonito.
b) ( )
O lápis de pouco uso.
c) ( )
O lápis velho e gasto de tanto escrever.
8) Leia o trecho: “Você ficou louco toquinho
de lápis?”
No texto, a frase acima indica:
a) ( )
perder a consciência.
b) ( )
ficar nervoso
c) ( )
ficar contente
9) O toquinho de lápis, revelou uma condição
de:
a) ( )
tristeza
b) ( )
insatisfação
c) ( )
alegria e experiência
10) Por que o lápis grandão, novinho em folha
ficou com vergonha?
a) ( )
Porque foi desmascarado
b) ( )
Porque era grandão demais
c) ( )
Porque percebeu que nada aprendeu.
11) O texto que você acabou de ler nos passa
uma mensagem muito bonita. Qual das alternativas abaixo define essa mensagem?
a) ( )
O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais velhos, pois eles já viveram
várias experiências e possuem grande sabedoria.
b) ( )
O texto mostra que os jovens são donos do conhecimento, por isso os mais velhos
devem seguir o exemplos deles.
c) ( ) O texto mostra que devemos ter respeito
pelos mais novos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande
sabedoria.
12) Qual é o melhor sentido de “lápis novinho
em folha”: lápis que já foi apontado diversas vezes ou lápis que nunca foi
utilizado?
a) ( )
Lápis com a ponta fina.
b) ( ) Lápis que nunca foi utilizado.
c) ( ) Lápis que já foi utilizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário