PROF. BERNADETE
ATIVIDADE DIVIDIDA EM 4 PARTES
1ª PARTE
A paz se constrói a cada instante
Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo o que é preciso fazer para construí-la e evitar a guerra.
A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos diante das injustiças.
Na escola, os maiores chantageiam os menores. Um dos alunos vai falar com o diretor para acabar com essa chantagem: esse aluno, não fechando os olhos para o que acontece, reagindo, está construindo a paz. O diretor procura os aproveitadores, aplica-lhes uma punição e explica por que estão sendo punidos: ele está construindo a paz.
Aparece um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela televisão. Milhares de pessoas reagem e publicam artigos para dizer que não estão de acordo: elas ajudam a construir a paz.
Os líderes de todas as religiões do mundo se reúnem para falar do que têm em comum, de tudo o que é semelhante em suas crenças, da importância da vida. Mostram que é possível dialogar; mesmo não estando de acordo em tudo: eles constroem a paz.
Os homens optam por não esquecer o passado: juntos, lembram-se do fim de uma antiga guerra. Certo dia, em suas famílias ou comunidades, os mais velhos contam aos jovens como aquela guerra começou, como era a vida naquele período, o que poderiam ter feito para evitá-la: eles constroem a paz.
Em diversas cidades da Europa, por exemplo, para recordar o fim da Segunda
Guerra Mundial, os homens construíram monumentos em homenagem aos que morreram lutando. Assim, as pessoas não se esquecem que a guerra existe e que é necessário prestar atenção para que ela não volte.
Nas escolas, os professores ensinam História. E, juntamente com os alunos, tentam compreender por que as guerras explodem em todo o mundo. Raciocinam em conjunto e se perguntam: será que elas podem voltar a acontecer? O que pode ser feito para evitá-las? Agindo assim, eles constroem a paz.
Brigitte Labbé e Michel Puech. A guerra e a paz. São Paulo: Scipione, 2002.
1 – Pela leitura do texto, podemos afirmar que:
a) A paz acontece naturalmente.
b) Diferentes atitudes praticadas no dia a dia podem semear a paz.
c) A paz é estabelecida, de forma definitiva, no momento em que é conquistada.
d) As guerras fazem parte do passado.
2 – A finalidade do texto é:
a) informar sobre fatos históricos.
b) debater sobre situações cotidianas.
c) apresentar o conceito de “guerra”.
d) convencer as pessoas de uma opinião.
3 – Assinale a passagem que foi transcrita de forma incorreta, no que se refere à regência verbal:
a) “Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para
sempre.”
b) “[…] Mostram que é possível dialogar […]”
c) “[…] juntos, lembram-se do fim de uma antiga guerra.”
d) “Assim, as pessoas não se esquecem que a guerra existe e que é necessário […]”
4 – “E, juntamente com os alunos, tentam compreender por que as guerras explodem
em todo o mundo.”. Explique o emprego da forma destacada nesse trecho:
5 – “Raciocinam em conjunto e se perguntam: será que elas podem voltar a acontecer? O que pode ser feito para evitá-las?”. Identifique o referente das formas pronominais grifadas:
6 – Na parte “Agindo assim, eles constroem a paz.”, o pronome sublinhado substitui,
considerando o contexto:
a) os líderes de todas as religiões do mundo.
b) os mais velhos.
c) os homens.
d) os professores e os alunos.
7 – “Os líderes de todas as religiões do mundo se reúnem para falar do que têm em
comum […]”. Justifique o emprego do acento circunflexo no verbo em destaque:
Gabarito: 1- B// 2- D// 3-D// 4- Trata-se de uma pergunta indireta. // 5- substitui “ as guerras”// 6- D// 7- o verbo tem acento circunflexo porque se refere ao plural.
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