09 – CONJUNÇÃO - é uma palavra invariável que liga duas
orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.
ORAÇÃO
é todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a
presença do verbo ou de uma locução verbal.
Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido. Observe:
O GAROTO SEGUROU O BRINQUEDO E MOSTROU QUANDO
CHEGOU DA ESCOLA.
Podemos
observar três orações:
- O
GAROTO SEGUROU O BRINQUEDO.
- O
GAROTO MOSTROU O BRINQUEDO.
- O
GAROTO CHEGOU DA ESCOLA.
A
segunda oração está ligada à primeira por meio do "E", e a terceira oração
liga-se à segunda por
meio do "QUANDO".
As palavras "E" e "QUANDO" ligam, portanto, orações e são
denominadas CONJUNÇÕES.
- Quando
houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de
uma locução
conjuntiva.
- Essa
classe de palavras pode ser dividida em conjunções subordinativas e conjunções
coordenativas e cada uma dessas classificações possui suas
subdivisões conforme a estrutura e o sentido determinados.
Vamos
observar mais alguns exemplos:
- Ela
esperou pela amiga durante a tarde toda. (apenas
um verbo, apenas uma oração).
O
cachorro fugiu de casa, MAS voltou
no dia seguinte. (temos duas orações pela quantidade de verbos observados).
- Você
se machucou. Eu soube.
(dois verbos, duas orações)
- Eu
soube QUE você se machucou.
(dois verbos, duas orações unidas em um período apenas por uma conjunção).
Entretanto,
a conjunção MAS
e a conjunção QUE
possuem classificações diferentes:
MAS é uma conjunção coordenativa, e QUE,
subordinativa.
- As
CONJUNÇÕES contribuem
para a coesão textual.
Elas
são divididas em coordenativas e subordinativas que se subdividem em 5 e 10
classificações internas respectivamente.
- As
conjunções coordenativas,
ou coordenadas,são
aquelas que ligam duas orações que sejam
sintaticamente independentes.
LUCAS
FOI À CIDADE E
VENDEU MUITOS BISCOITOS.
O
”E”
é conjunção
coordenativa por ligar duas orações sintaticamente independentes, ou
seja, essas orações não dependem uma da outra para existirem e fazerem sentido.
- As conjunções coordenativas se dividem em cinco tipos:
TIPOS
|
CONJUNÇÕES
|
EXEMPLOS
|
Aditivas
|
e, nem, mas também,
mas ainda, ...
|
Gostaria de chocolate,
mas
também de vegetais.
|
Adversativas
|
Contudo, entretanto,
mas, porém, todavia, no entanto, ...
|
Correu muito, no entanto chegou
atrasado.
|
Alternativas
|
Já..., já..., ou...,
ou...,ora..., ora...,
|
Ou não
ouvia, ou
fingia não ouvir.
|
Conclusivas
|
Assim, então, logo,
pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso,
|
Farei todos os
exercícios, logo
terei boas notas.
|
Explicativas
|
pois (antes do verbo),
porquanto, porque, que...
|
Venci porque estudei
dia e noite.
|
- Já
as conjunções
subordinativas, ou subordinadas, são
aquelas que ligam orações sintaticamente
dependentes. Significa que uma separada da outra não possuem sentido completo.
QUERO QUE VOCÊ VOLTE JÁ.
Perceba
que o verbo “quero” sozinho não tem sentido completo – quem quer, quer algo e
por isso precisa ter seu sentido inteirado, neste caso, pela oração seguinte “você
volte já”.
Elas
são divididas em dez grupos:
TIPOS
|
CONJUNÇÕES
|
EXEMPLOS
|
Causais
|
Porque, pois,
porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma
vez que, visto que, visto como, que, ...
|
Estava bem porque
dormi.
|
Concessivas
|
Embora, conquanto,
ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que,
que...
|
Embora
ficasse calma, sempre tremia.
|
Condicionais
|
Se, caso, quando,
conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser
que...
|
Se
tivesse viva, não a reconheceria.
|
Conformativas
|
Conforme, como (no
sentido de conforme), segundo, consoante...
|
Cada um colhe conforme semeia.
|
Finais
|
Para que, a fim de
que, porque (no sentido de que), que...
|
É tarde para que reverta
o estrago.
|
Proporcionais
|
À medida que, ao passo
que, à proporção que, enquanto, quanto mais, quanto menos...
|
Não gostava de João, quanto mais de
Margarida.
|
Temporais
|
Quando, antes que,
depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as
vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (desde que).
|
Desaprovou o
comportamento do marido assim que soube do acontecimento.
|
Comparativas
|
Que, do que (usado
depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior)
Qual (usado depois de
tal), como...
|
As ideias eram boas como
na época da escola.
|
Consecutivas
|
Que (precedido de tão,
tal, tanto), de modo que, de maneira que...
|
Os fatos eram tão
inusitados que
tentou escapar.
|
Integrantes
|
Que e se
|
A verdade é que
te adoro.
|
ATIVIDADES
01 - No período: "Da própria garganta
saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, EMBORA com menos entusiasmo", a palavra destacada (é uma
conjunção) expressa uma ideia de:
(A) explicação.
(B) concessão.
(C) comparação.
(D) modo.
(E) consequência.
02 - Em: “… ouviam-se amplos bocejos,
fortes como o marulhar das ondas…” a
conjunção como
expressa uma ideia de:
(A) comparação
(B) causa
(C) explicação
(D) conclusão
(E) proporção
03 - No trecho “Porém, o
equilíbrio da alimentação é o mais importante.”, a conjunção
sublinhada poderia ser substituída
por:
A) Entretanto
B) Portanto
C) Conquanto
D) Porquanto
04 - Circule as conjunções nas orações que seguem:
a)
Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b)
Estava estudando, bem como ouvindo música.
c)
Você reage ou será dominado pela doença.
d)
Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e)
Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f)
Falou bonito, todavia não me convenceu.
g)
Você presenciou a cena, portanto pode explicar tudo.
h)
As plantações estavam bonitas, mas o temporal destruiu tudo.
i)
Nossas leis não são justas, portanto precisamos de uma Constituinte para
modificá-las,
j)
Errou, mas não quer reconhecer o erro.
k)
Ele falava e eu ficava ouvindo.
05 – Classifique as conjunções que você circulou. Observe
que são todas coordenativas:
06 - Assinale a alternativa onde existe uma conjunção:
(A) Era uma casa de tijolos.
(B) Vi o carro de Mário.
(C) Trajava roupas finas
(D) Viu e comprou aquele sapato.
(E) Falou contra nós.
07 - Relacione as colunas:
a)
Tentou matar as formigas, mas não conseguiu.
b)
Ele não sabia se trabalhava ou se tentava matar as formigas.
c)
Ele queria ter uma casa e plantar uma horta.
d)
Era chamado de vadio, pois trabalhava pouco.
e)
Ele trabalhava pouco; logo era chamado de vadio.
( ) relação de conclusão
( ) relação de contraste, adversidade
( ) relação de confirmação ou explicação
( ) relação de alternância
( ) relação de acréscimo, adição.
GABARITO
01 –B
02 – A
03 – A
04 – a) mas b)
bem como c) ou d)
nem e) pois f)
todavia g) portanto h)
mas i) portanto j)
mas k)
e
05–
a)
adversativa
b) aditiva
c) alternativa
d) aditiva
e) explicativa
f) adversativa
g) conclusiva
h) adversativa
i) conclusiva
j) adversativa
k) aditiva
06– D
07 – e / a / d / b / c
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